Na tarde desta sexta (13), a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, participou de uma reunião na sede do Sindicato da Habitação do RS (Secovi-RS), com o presidente da entidade, Moacyr Schukster; a gerente Carolina Cioccari; e o assessor jurídico Tiago Strassburger. Acompanharam a presidente Nanci o conselheiro Eng. Civ. Marcelo Saldanha; a chefe de Núcleo de Fiscalização Alessandra Borges e a gerente de Eventos, Denise Friedrich.
O encontro foi pautado pela ação de fiscalização em condomínios que o CREA-RS promoveu em Porto Alegre nesta semana e que foi divulgado em vários veículos de comunicação. O fato unânime é a segurança dos moradores.
No encontro, a presidente Nanci teve a oportunidade de esclarecer como é feita a fiscalização, sempre com o caráter orientativo e preventivo, visando a segurança da população, com a orientação da contratação de profissionais legalmente habilitados e com registro no CREA-RS. Além de ressaltar a importância destas informações para os síndicos. Foi apresentada a rotina de fiscalização e esclarecido o tempo dado para a regularização e apresentação da documentação.
“Estamos aqui para somar. A fiscalização não é punitiva, mas tem o objetivo de promover a valorização da gestão condominial e assegurar o acompanhamento por profissionais legalmente habilitados, com o objetivo de prevenir sinistros e garantir a manutenção preventiva das edificações”, destacou.
Para o presidente do Secovi-RS, Moacyr Schukster, é importante que os condomínios tenham um check-list de serviços que exigem os profissionais habilitados. “Acho que seria interessante que os síndicos organizem uma pasta com toda a documentação necessária no momento da fiscalização. Entendo que as profissões regularizadas nos ajudam na segurança dos condomínios”, ressaltou.
Alessandra Borges, chefe de Núcleo de Fiscalização, detalhou os itens do Termo de Requisição de Documentos e Providências, como laudo de central de gás, LTP, laudo de manutenção de piscina, ponto de ancoragem de carros elétricos, subestação de geradores.
No final, a presidente Nanci apresentou um protocolo de intenções de cooperação técnica entre o CREA-RS e o Secovi. “O objetivo é promover a mútua cooperação visando a fiscalização preventiva e a conscientização sobre a contratação de profissionais habilitados para realização de serviços técnicos em condomínios, garantindo a conformidade da legislação”.
O presidente do Secovi-RS recebeu ainda um convite para a comemoração dos 90 anos do CREA-RS.
Via CREA-RS.